O texto em questão faz parte da História do Brasil, por isso, o autor começa dando-nos explicações cronológicas e orçamentárias sobre o que se denominou “o milagre”.O autor orienta-nos sobre o fato de que o “milagre”, não aconteceu do nada, houve planejadores para que ocorresse, tendo a sua frente o então ministro Delfim Neto.
A finalidade desse plano seria melhorar as condições do Brasil na economia, pois nesse plano o país seria beneficiado com investimentos estrangeiros, o que viria a proporcionar um crescimento acelerado da economia. Aliado a tanto crescimento, explica o autor, há a necessidade de aumentar a exportação com vistas a sustentar tal crescimento.Apesar de tantos pontos positivos, o autor demonstra que havia várias pontas soltas que acabavam por desfazer a trama do dito “milagre”, sempre colocado entre aspas dando impressão de falso. O texto em questão comenta que surgiu nesta época então o que chamamos de “capitalismo selvagem”, ou seja: os fins justificam os meios, relegando a segundo plano questões que deveriam ser prioridades para o governo como a preservação do meio ambiente e melhores condições sociais para a população.
O forte crescimento econômico do Brasil, contribuiu para agravar ainda mais sua desigualdade sócio-econômica.
O “Milagre Econômico” evidenciou a má distribuição de renda.O capitalismo não considerou a população e a natureza e os resultados do tão cultuado “milagre” estão até hoje evidenciados em nosso país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário