terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Avaliação

01) Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas? Justifique.
Sim. O curso visa oferecer aos participantes, condições para ampliarem seu conhecimento sobre a elaboração de diferentes gêneros textuais, bem como desenvolver efetivamente a competência para o trabalho com leitura e escrita nas demais áreas do conhecimento. Até o momento, as atividades apresentadas são significativas e proporcionam o desenvolvimento desta competência de forma agradável e interessante, pois, a diversidade de atividades desenvolvidas, nos permitem exercitar tanto a criatividade, quanto a capacidade de produção de textos. Outra característica do curso que tem contribuído para o aperfeiçoamento desta capacidade e a ampliação do conhecimento sobre a leitura e a escrita de textos diversos, é a retomada das atividades anteriores, que nos tem propiciado momentos de reflexão sobre o que estamos aprendendo no curso e sobre a prática em sala de aula.

02) O que você tem a dizer sobre compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
O compartilhamento de experiências tem contribuído para aprimorar o que estou aprendendo no curso, pois permite-nos comparar o que foi assimilado por nós com a idéia que o outro tem a respeito do tema ou assunto estudado.
03) Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no blog?
Um pouco difícil devido a eu estar fazendo o curso sozinha, sem um (a) parceiro(a) para dividir as tarefas, que são muitas. Porém, apesar da ansiedade causada pelo fato, que provoca um acúmulo de tarefas, considero como experiências positivas, visto que têm contribuído para o meu aprimoramento no que se refere ao conhecimento sobre interpretação e produção de textos.
04) Ocorreram mudanças de conceito em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
Sim. O conhecimento sobre a língua escrita e a leitura de textos diversos sempre despertou meu interesse. Embora não tenha habilitação em Língua Portuguesa, tudo o que se refere a esta área do conhecimento, me impele a “querer saber”. Neste sentido, observei que ocorreram mudanças de conceito à medida que as aulas foram caracterizando, através de exemplos, os gêneros do discurso e as capacidades de leitura e escrita. Acredito que, embora eu já soubesse caracterizar os gêneros do discurso e tenha conhecimento sobre habilidades e/ou capacidades de leitura e escrita, a dinâmica das aulas, dando sempre o feed-back das atividades passadas, proporcionou-nos maior assimilação e domínio do que antes era apenas informação. Agora tornou-se conhecimento.

05) Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros discursivos podem interferir nas atividades de leitura e escrita?
Podem interferir positivamente nas atividades de leitura e escrita porque tal exploração possibilita a quem produz um texto, um conhecimento sobre as condições de produção do texto. E, todo texto escrito insere-se em determinadas condições de produção, como por exemplo as características da esfera em que circula e a qual gênero o texto pertence e isso sendo do conhecimento de quem escreve, torna-se um fator facilitador para o escritor conseguir expor com mais clareza suas intenções e qual a finalidade de sua produção escrita.
06) Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
Situações de interpretação de textos de diferentes gêneros e esferas de circulação diversas. Porém, após realizar as atividades do módulo, acredito que estes conceitos não estejam sendo explorados satisfatoriamente, permanecendo na superficialidade. Outras situações de interpretação e produção precisam ser implementadas para que o aluno amplie seu conhecimento e tenha mais “capacidades de produção” do que a mera utilização de códigos de linguagem.

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