quinta-feira, 13 de setembro de 2007

"Leitura e escrita"

Silvia
Sempre gostei de ler. Mesmo antes de dominar a base alfabética da escrita e mesmo antes de "aprender a ler" , eu já adorava ler. Eu adorava ler através das historinhas que minha mãe me contava na infância ou das "musiquinhas" infantis que ela me ensinava e eu, sempre que as cantava ou quando ouvia minha mãe cantar, interpretava na minha cabeça o enredo da música, formando sua história.
Hoje, como disse Marilena Chauí, acredito que a leitura nos abre para mundos novos, idéias e sentimentos novos, descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade. Esse é o fator mágico da leitura: ela não nos proporciona apenas conhecimento intelectual mas sim, espiritual, a medida que podemos conhecer melhor a nós mesmos, seja através das emoções provocadas ou por nos identificarmos com alguma situação do livro nunca analisada anteriormente.

2 comentários:

Cid disse...

Sílvia:
Fiquei muito satisfeita com sua exposição de idéias. Vc foi muito feliz em suas colocações. Abraços. Aguardo a Regina. Bjs. Cid

Tamar disse...

Sim, Sílvia, adorei a citação. Ela vem ao encontro do que Ana Maria Machado também fala sobre a leitura: por meio dela podemos viajar, conhecer novos mundos, a criança pode identificar suas bruxas e seus heróis, destruí-los ou amá-los. Bjs, Tamar.